RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN

jm

jm

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE

SEGUIDORES DO LINK RN BIOGRAFAIA

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOTA MARIA, COM 77 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

quarta-feira, 25 de março de 2020

ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE



Também nos bancos da minha UFRN fui aluna do Professor ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE. Macaibense que nasceu na cidade mineira de Governador Valadares, Dr. Armando Holanda nasceu em 14 de setembro de 1947. Filho de PAULO HOLANDA PAZ e TEREZINHA LEITE HOLANDA, tem orgulho de dizer que, na época, em Macaíba, só havia dois estudantes universitários: ele, filho do farmacêutico, e outro aluno que era filho de família importante. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1970. Foi Promotor de Justiça, Procurador da República, Procurador Regional Eleitoral e advogado, profissão que exerce com amor até os dias atua
Na época em que foi Promotor de Justiça, comenta o tempo que tinha que pegar carona no caminhão da Coca-Cola para conseguir chegar à comarca distante.
Da época em que foi Procurador Regional Eleitoral, registra o tempo em que, sozinho, cobria todas as eleições e, por um momento, chegou a ser o Procurador Eleitoral com a maior quantidade de pareceres em todo país, em razão de uma situação específica de impugnação de registro de eleitores. Isso tudo chegou a ser registrado pelo PGR à época.
Foi professor de muitos juízes, promotores e advogados do Estado, tendo sido meu professor de Direito Civil I, me ensinando a base do direito, os primeiros conceitos, me introduzindo nesse mundo de palavras difíceis e me fazendo ver que às vezes direito e justiça não são, infelizmente, sinônimos.
Amante das artes, é impressionante a sua coleção de quadros, valorizando muito os artistas potiguares, tendo inclusive doado obras de extrema importância a esta Corte, para embelezar as paredes ainda nuas do prédio recém-construído.
Ouvido sobre o Professor Armando Holanda, o Ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas fez questão de enfatizar o carinho e a admiração que sente por ele, que trabalhou no escritório de seu pai, e foi seu padrinho de casamento, e disse que “Sempre foi conhecido como um grande orador, sem discurso escrito, é quem eu conheço que fala melhor”, com o que acho que todos concordamos.
O Ministro Marcelo Navarro ressaltou ainda que o Professor Armando Holanda fez mestrado em direito na PUC de SP numa época em que pouca gente fazia pósgraduação, e estimulou muitos alunos e colegas a seguirem o mesmo caminho, como o próprio Ministro Marcelo Navarro. Quando Dr Armando Holanda voltou de SP no final da década de 70 Marcelo Navarro fazia faculdade e Dr Armando já o apresentou a Arruda Alvim, criando um link que findaria na realização de mestrado e doutorado de Marcelo na PUC de SP, em processo civil.
Autor de importantes obras de Direito Civil, como “Usucapião Ordinário e usucapião Extraordinário” e “Fatos e Atos jurídicos”, sempre foi uma liderança muito forte na área de advocacia, tendo presidido a OAB e sendo consultado até hoje em assuntos de interesse da classe dos advogados. Foi membro da Comissão de Anistia do Estado do RN; Membro da Comissão que elaborou projeto de Constituição para o Estado do RN; membro titular da Academia de Letras Jurídicas do RN e Superintendente do IPHAN no Estado
Pai de 04 filhos homens e da caçula mulher, por quem confessadamente “se derrete”. Avô de 04 netos, os quais considera “a sobremesa da vi
Em duas palavras, a impressão que deixou nos servidores do TRE, nos anos em que trabalhou nesta Corte: equilibrado e atencioso.
Dr. Armando, muito me honra poder homenageá-lo aqui, o senhor que é professor de todos nós.
FONTE  - CIBELE BENEVIDES GUEDES DA FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

MAIS BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs